Comunicação institucional
às 16h23min
Comunicação institucional
Só podemos amar aquilo que conhecemos.
A + A - Tamanho do texto:Por Fabricio Luiz Novaes da Silveira
Close Compartilhar Denunciar Spam
ImprimirSempre tive comigo a certeza que é primordial ser parceiro da empresa em que trabalhamos. Sei que isso parece óbvio e um tanto quanto primário de se dizer, mas todos nós sabemos que na realidade muitas vezes isso não acontece dessa forma.
É claro que existem vários motivos que levam os funcionários a não serem tão engajados, mas vou me ater em apenas uma vertente: Comunicação Institucional.
Minha avó já dizia que é impossível amar aquilo que não conhecemos e o Pequeno Príncipe dizia que somos eternamente responsáveis pelas pessoas que cativamos. Com as empresas acontece o mesmo.
Muitas vezes os executivos e administradores só enxergam o funcionário como um trabalhador obrigado a fazer o melhor já que a empresa é responsável pelo seu sustento e esquecem que antes de qualquer coisa trata-se de uma pessoa.
Quando deixamos tudo relegado apenas à informação perdemos o que seria mais valioso que é a comunicação. É como o carvão e o diamante. Informação é uma via única; você passa o que quer que seja de conhecimento e ponto, enquanto que a comunicação ainda trará o retorno das pessoas frente à informação passada.
Já pensou conhecer o que seu pessoal deseja, pensa e sente a respeito da empresa? Seria um paraíso já que os dados obtidos são de uma ferramenta de qualidade imensurável.
Quem já não viu sua empresa contratar Consultorias caríssimas para falar àquilo que você já tinha cansado de falar e ninguém deu a mínima importância?
Quanto aos funcionários (pessoas) o que muitas vezes falta é RIR (Respeito, Importância e Reconhecimento).
Hoje em dia está na moda o termo "colaboradores", então imagine se você não vai querer fazer RIR aquela pessoa que colabora para o seu crescimento.
Somos todos dependentes e, infelizmente, hoje é muito comum vermos departamentos e setores transformados em verdadeiros feudos dentro da empresa. Uma maneira de acabar com isso é a Comunicação Institucional.
Quem melhor que você para passar as prioridades e quem melhor que os funcionários (pessoas) para dar a resposta e o respaldo necessário?
Eu tenho trabalhado com consultoria e, sinceramente, às vezes não somos tão necessários, pois as ferramentas já estavam lá bastava apenas alguém usar.
Quando se usa a Comunicação Institucional criamos um elo de comunicação em que às partes trocam experiências e pontos de vista importantes para o funcionamento a contento do todo.
Hoje creio que toda empresa deve ter um setor de Relações Públicas e este deve ser focado, engajado e utilizar a Comunicação Institucional de todas as formas possíveis.
Um grande desperdício é quando vemos funcionários (pessoas) desconhecerem completamente às ações da empresa em qualquer setor que seja e pior ainda quando alguns ainda falam os maiores absurdos contra a estrutura, pessoas ou ações. Esta última opção para mim leva o nome de "terrorismo".
Quem é capaz de fazer propaganda contra a empresa em que trabalha, para mim, não merece trabalhar em lugar algum, inclusive creio que devia ser considerado justa causa pela CLT tal atitude, mas para este tipo de pessoa a Comunicação Institucional não serve, aliás nada serve a não ser um bom psiquiatra.
Comunicar e compartilhar possuem a mesma idéia em seu prefixo (Comum). Só pensando na empresa como algo comum a todos será possível traçar metas e rumos favoráveis e agradáveis para todos e não se esqueça de fazer RIR.
Comunicação institucional
Só podemos amar aquilo que conhecemos.
A + A - Tamanho do texto:Por Fabricio Luiz Novaes da Silveira
Close Compartilhar Denunciar Spam
ImprimirSempre tive comigo a certeza que é primordial ser parceiro da empresa em que trabalhamos. Sei que isso parece óbvio e um tanto quanto primário de se dizer, mas todos nós sabemos que na realidade muitas vezes isso não acontece dessa forma.
É claro que existem vários motivos que levam os funcionários a não serem tão engajados, mas vou me ater em apenas uma vertente: Comunicação Institucional.
Minha avó já dizia que é impossível amar aquilo que não conhecemos e o Pequeno Príncipe dizia que somos eternamente responsáveis pelas pessoas que cativamos. Com as empresas acontece o mesmo.
Muitas vezes os executivos e administradores só enxergam o funcionário como um trabalhador obrigado a fazer o melhor já que a empresa é responsável pelo seu sustento e esquecem que antes de qualquer coisa trata-se de uma pessoa.
Quando deixamos tudo relegado apenas à informação perdemos o que seria mais valioso que é a comunicação. É como o carvão e o diamante. Informação é uma via única; você passa o que quer que seja de conhecimento e ponto, enquanto que a comunicação ainda trará o retorno das pessoas frente à informação passada.
Já pensou conhecer o que seu pessoal deseja, pensa e sente a respeito da empresa? Seria um paraíso já que os dados obtidos são de uma ferramenta de qualidade imensurável.
Quem já não viu sua empresa contratar Consultorias caríssimas para falar àquilo que você já tinha cansado de falar e ninguém deu a mínima importância?
Quanto aos funcionários (pessoas) o que muitas vezes falta é RIR (Respeito, Importância e Reconhecimento).
Hoje em dia está na moda o termo "colaboradores", então imagine se você não vai querer fazer RIR aquela pessoa que colabora para o seu crescimento.
Somos todos dependentes e, infelizmente, hoje é muito comum vermos departamentos e setores transformados em verdadeiros feudos dentro da empresa. Uma maneira de acabar com isso é a Comunicação Institucional.
Quem melhor que você para passar as prioridades e quem melhor que os funcionários (pessoas) para dar a resposta e o respaldo necessário?
Eu tenho trabalhado com consultoria e, sinceramente, às vezes não somos tão necessários, pois as ferramentas já estavam lá bastava apenas alguém usar.
Quando se usa a Comunicação Institucional criamos um elo de comunicação em que às partes trocam experiências e pontos de vista importantes para o funcionamento a contento do todo.
Hoje creio que toda empresa deve ter um setor de Relações Públicas e este deve ser focado, engajado e utilizar a Comunicação Institucional de todas as formas possíveis.
Um grande desperdício é quando vemos funcionários (pessoas) desconhecerem completamente às ações da empresa em qualquer setor que seja e pior ainda quando alguns ainda falam os maiores absurdos contra a estrutura, pessoas ou ações. Esta última opção para mim leva o nome de "terrorismo".
Quem é capaz de fazer propaganda contra a empresa em que trabalha, para mim, não merece trabalhar em lugar algum, inclusive creio que devia ser considerado justa causa pela CLT tal atitude, mas para este tipo de pessoa a Comunicação Institucional não serve, aliás nada serve a não ser um bom psiquiatra.
Comunicar e compartilhar possuem a mesma idéia em seu prefixo (Comum). Só pensando na empresa como algo comum a todos será possível traçar metas e rumos favoráveis e agradáveis para todos e não se esqueça de fazer RIR.
Comentários
Postar um comentário